Você já deve estar cansado de ouvir sobre como as coisas estão desestabilizadas neste período de pandemia mundial, e não é para menos: com o isolamento social e o fechamento do comércio, a vulnerabilidade econômica assusta tanto as despesas empresariais como as domésticas. É de se preocupar? Sim! Mas com um aperto aqui e outro ali, organizar as finanças em época de coronavírus é possível.
Planejamento é fundamental
Se antes ele já era importante, agora é ainda mais. De acordo com a assistente financeiro Naellen Silva, identificar os gastos é o primeiro passo para a organização das finanças. “Alguns mecanismos como sistemas de gerenciamento, planilhas ou até mesmo uma anotação manual mesmo. O importante é ter uma ideia do quanto está sendo gasto para fazer os ajustes”, comenta.
Em casa, Naellen mostra um exemplo de uma planilha de organização familiar. Colada na parede, é um alerta diário sobre a contenção de despesas: com a elaboração de um cardápio diário, é possível eliminar o desperdício de comida e comprar somente o que é necessário.
Que tipos de gastos cortar
As despesas variáveis devem ser as primeiras a serem eliminadas. “Em qualquer momento é necessário que haja um controle nos gastos, tanto na vida empresarial como na vida pessoal, então acredito que para não quebrar o controle seja a palavra-chave”, explica Naellen.
Por isso, depois de elaborar as anotações com os gastos semanais ou mensais, analise o que de fato é necessário e o que pode ser cortado. Não é hora para apegos, hein?!
Como se planejar para os próximos meses
Após encontrar seus gastos e delimitar o que de fato é necessário, é hora de começar a poupar, ou seja, se sobrar qualquer dinheirinho, guarde! “Ninguém espera algo como o que está ocorrendo no mundo, mas guardar ou aplicar o que puder por mês é preciso para se manter quando os momentos de dificuldades vêm”, ressalta Naellen.
A assistente financeiro ainda afirma que se reinventar também é fundamental. O ser humano é ótimo em encontrar soluções em meio a crises, por isso, use sua criatividade e tente buscar novas maneiras para melhorar sua renda no fim de cada mês!
Comentários