Escolha uma Página

Todo mundo sabe que estar endividado não é uma situação agradável. Se este é seu caso, não fique desanimado. É, sim, possível sair das dívidas com muita paciência e planejamento financeiro. O Banco Central do Brasil, inclusive, tem um guia com maneiras a respeito de encarar essas pendências financeiras. Nós da Opportunis, também, preparamos algumas dicas sobre como lidar com as dívidas.

Encontre o motivo das suas dívidas

O primeiro passo é passar por todas as suas dívidas e colocá-las no papel. Tente entender o que o levou a gastar tanto e não tenha medo de passar todos os valores a limpo. Dessa forma, será mais fácil visualizar quanto você deve e, a partir daí, elaborar um planejamento.

Corte gastos desnecessários

Há despesas que não são necessárias, por isso, faça uma outra lista ou adicione à mesma que você já fez quais são seus gastos supérfluos que podem ser cortados. Nesse período, é  fundamental manter somente as contas necessárias para evitar novas dívidas.

Envolva sua família nas suas metas

Nem sempre é fácil assumir que se está endividado, mas é importante contar com a família e amigos para o ajudarem nessa nova rotina. É preciso se policiar e implementar um planejamento financeiro para todos.

Faça um planejamento

Depois de definir o que deve pagar, o ideal é fazer um planejamento para determinar por quanto tempo deve poupar dinheiro para pagar tudo o que deve. Também é relevante tenta renegociar as dívidas e os prazos para pagamento. 

Com tudo definido, é só se policiar para conseguir pagar tudo e passar longe dos bolsos apertados. Boa sorte!