Com base em um texto publicado pelo Sebrae, separamos algumas dicas para que sua micro ou pequena empresa se mantenha viva e a todo o vapor mesmo em época de pandemia! É importante lembrar que se reinventar não é uma tarefa fácil, especialmente porque ninguém estava esperando por tudo isso. Fique atento às necessidades do seu segmento e dê uma olhada nos concorrentes: você pode ter ótimas inspirações!
Venda pela internet!
Você não precisa ter um site (e-commerce) – claro que essa ideia pode evoluir com o passar do tempo, mas, de início, uma conta no Instagram já serve. Divulgue seus produtos ou serviços com ótimas fotos e textos atrativos, deixe seu telefone de contato e fique atento às mensagens que chegam no inbox. Ah! Uma ótima opção é receber pagamentos por PicPay, PagSeguro ou até mesmo Nubank, se ainda não tiver máquina de cartão.
Pense sobre oferecer serviço de delivery. Essa pode ser uma ótima opção, já que as pessoas têm evitado sair de suas casas.
Fique de olho nas despesas
Agora não é o melhor momento para criar novas despesas. Como todo mundo está passando por perrengues, muita coisa pode se ajeitar na base da conversa. Fale com seus fornecedores e negocie. Se tiver dívidas a pagar, entre em contato com o banco e tente negociá-las também. Os bancos Itaú, Santander, Caixa, Banco do Brasil e Bradesco contam com a opção de linhas de crédito e pausa de parcelas de financiamento para este período.
Invista em promoções
Produto parado? Promoção nele! Um modo de impulsionar as vendas pode ser pela redução do preço de alguns produtos que não saem tanto ou que já estão parados há algum tempo.
Faça as melhores escolhas para sua equipe
Um bom líder deve reconhecer coisas importantes, como: evitar aglomerações. Agora não é hora de manter pessoas que poderiam trabalhar em casa no escritório ou fazer reuniões que poderiam ser um e-mail (ou uma vídeo chamada). Pense no bem-estar coletivo e repense suas ações de liderança.
Use a internet a seu favor
Para melhorar o seu aspecto profissional, que tal fazer cursos online? A Rock Content, por exemplo, está oferecendo cursos sobre marketing gratuitamente. Conhecimento a mais não vai fazer mal – pelo contrário, pode até ajudar nos negócios.
Além disso, para marcar reuniões, use ferramentas online também como o Zoom ou o Google Hangouts.
Comentários