O fluxo de caixa é fundamental em qualquer empresa, afinal, ele é o resumo dos valores que entram e saem e é responsável pelo capital de giro, que é o dinheiro que a empresa tem guardado (o que é ótimo, né?!). Separamos, então, algumas dicas para que você consiga ter um controle maior sobre o valor que a empresa tem e tomar um cuidado maior para que nenhum gasto extra te surpreenda. Então, o que fazer hoje para ter dinheiro em caixa amanhã?
Receba antes de pagar
De acordo com nosso querido Sebrae a primeira coisa é tomar nota de tudo o que você tem a receber e pagar. A partir daí, você paga por ordem de vencimento.
Se o valor a pagar for maior do que o valor a receber, tente negociar outros pagamentos para não precisar recorrer ao empréstimo. Por isso, tente entrelaçar os dois valores para conseguir administrá-los bem.
Faça uma análise do seu caixa
Talvez seja mais fácil fazer as contas no final de cada dia ou de cabeça, mas é importante ter um registro de todo o valor o que entra e sai. Entender tudo o que se passa na sua empresa é o melhor jeito de ter controle sobre esses valores.
Dicas extras
- Anote tudo e fique amigo das planilhas (elas estarão com você em todos os momentos e te ajudarão a evitar dores de cabeça.
- Ter lucro não significa ter capital. Fique atento!
- Organize sempre suas finanças!
- Anote todas as contas fixas e estipule datas de pagamento de acordo com os recebimentos.
- Não compre estoque extra só porque o valor está menor!
Esperamos que essas dicas sejam úteis para sua empresa!
Comentários