Escolha uma Página

Organização sempre tem pontos positivos, especialmente quando se fala da vida financeira. E nada melhor para organizar as finanças do que planilhas! Elas causam medo em muita gente, mas, na verdade, são mais simples de se usar do que muita gente pensa. O segredinho é simples: fazer um levantamento dos seus gastos, colocar na planilha e atualizar todo o mês! Continua lendo que a gente vai ensinar como organizar planilhas de finanças.

Defina todos os seus gastos

Nós temos dois tipos de gastos: os fixos, que são as contas que vêm todo o mês como água, luz, celular. Já os gastos variáveis serão diferentes sempre, porque tem a ver com aquelas compras imprevistas, lazer, cuidados pessoais, etc. Apesar de mudarem de valor, é legal fazer uma previsão mensal e já deixar uma reserva para não gastar mais do que pode.

É importante pensar também em guardar uma reserva para emergências ou investimentos e também de dívidas, se houver. Por isso, coloque essas informações na planilha também!

Atualize a planilha

Ela será sua melhor amiga para controlar os gastos e, de quebra, dar uma economizada. Com o arquivo aberto, o primeiro passo é colocar os gastos indicados. Se você não souber, escreva tudo em um caderno – pegue contas antigas, notas fiscais e faça uma estimativa de gastos com valores variáveis. O primeiro passo é o mais demorado, mas depois que você pega o jeito, é só continuar atualizando os valores e ficar de olho na conta bancária!

Gostou? Faça o download da sua planilha aqui .